Osteotomias Rio Grande do Sul
A osteotomia é indicada quando há desalinhamento do joelho com desgaste em um dos compartimentos (medial ou lateral), mas com preservação do compartimento oposto. As causas incluem artrose (a mais comum) e fraturas.
O procedimento pode envolver a remoção de uma parte óssea em formato de cunha ou a adição de osso em formato de cunha. No caso de adição, pode ser necessário o uso de enxertos para preencher o espaço e auxiliar na consolidação óssea. Embora ambas as técnicas sejam descritas, a osteotomia medial em cunha de adição tem mais vantagens, com menos complicações como retardo de consolidação ou instabilidade.
Existem diferentes técnicas de osteotomia, dependendo do grau de comprometimento das estruturas do joelho. Vamos explorar os tipos de osteotomia e as condições clínicas dos pacientes que indicam a necessidade desse procedimento cirúrgico.
Osteotomia proximal da tíbia
Também conhecida como osteotomia desvarizante proximal da tíbia, esse procedimento é geralmente indicado para pacientes com joelhos varo, uma deformidade onde os joelhos se voltam para fora, alterando o alinhamento.
Essa técnica é muitas vezes indicada em casos de osteoartrose medial do joelho.
Osteotomia femoral valgizante
Quando o joelho apresenta alinhamento em valgo (voltado para dentro, formando um X), a osteotomia pode ser feita no fêmur, sendo chamada de osteotomia femoral valgizante. Nesse procedimento, é feita uma incisão na lateral do joelho, expondo o osso para realizar a osteotomia e fixar placas.
Fatores para indicação e contraindicação da osteotomia
A indicação de uma osteotomia depende de uma avaliação cuidadosa das condições de saúde geral e da situação específica do joelho do paciente. Alguns fatores que são considerados incluem:
Osteotomias Rio Grande do Sul
Obesidade: Pacientes obesos podem não ser bons candidatos.
Idade: Pacientes mais jovens têm melhor prognóstico.
Nível de atividade física: Pacientes ativos e saudáveis têm melhores resultados.
Grau de artrose: Em casos avançados, a artroplastia total do joelho pode ser mais indicada.
Amplitude de movimento: Pacientes com menos de 70º de movimento no joelho ou deformidade em flexão acima de 20º não são bons candidatos.
Deformidade: Varismo acima de 15º é contraindicado.
Pacientes mais velhos, sedentários, com comorbidades ou artrose avançada geralmente não são indicados para osteotomia. Nessas situações, a artroplastia total do joelho é preferida.